Autores: Germildo Juvenal Muchave (GreenTec-EQ/UFRJ, germildomuchave@gmail.com), João M. Almeida (expmonnerat@gmail.com), Donato Alexandre Gomes Aranda (GreenTec-EQ/UFRJ, donato.aranda@gmai.com)

Resumo: Nos últimos anos existe um crescente número de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias para conversão dos óleos vegetais e seus derivados (ácidos graxos e ésteres) em produtos de elevado valor agregado, como cosméticos, alimentos e biocombustíveis. Dentre essas aplicações destacam-se a síntese de álcoois graxos, por intermédio da hidrogenólise de ésteres ou ácidos graxos utilizando-se catalisadores sob determinadas condições específicas que é objeto deste trabalho.
A produção de álcoois graxos na escala industrial apresenta tecnologia bem definida tanto através de fontes de matérias-primas renováveis, quanto de fontes petroquímicas. No entanto, nos últimos anos, o número de pesquisas com vista ao desenvolvimento de novos catalisadores aumentou substancialmente, além de testar novos processos de condições reacionais brandas quando comparado com processos convencionais de produção de álcoois graxos a partir de fontes renováveis. Turek e Cant (1994), Rozmysłowicz et al. (2015); Modler, Gubler e Inoguchi (2004) apud Mudge, Belanger e Nielsen (2008).
O objetivo deste trabalho comparar a atividade de Re/TiO2 na redução de álcoois graxos através de hidrogenação de ácidos graxos e de ésteres de ácidos graxos.

7° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel pg 347