AUTORES: Rubia de Pina Luchetti Camargo (LAMES/UFG, ruluchetti@gmail.com), Dayane Cristina da Costa (LAMES/UFG, dayanecristina_3@hotmail.com), Maria Isabel Ribeiro Alves (LAMES/UFG, belribeiroalves@gmail.com.br) e Nelson Roberto Antoniosi Filho (LAMES/UFG, nelson@quimica.ufg.br)

RESUMO: O uso de etanol em substituição ao metanol é de fundamental importância para aumentar a sustentabilidade ambiental do biodiesel. Os óleos residuais de fritura (ORF) são uma opção para baratear o custo desse biocombustível, que é responsável por cerca de 80% deste custo. Para isso é necessário otimizar o processo de conversão à biodiesel, de forma que este não aumente os custos do processo global. Assim, o presente trabalho teve como objetivo adequar a produção do biodiesel etílico a partir de ORF oriundo de óleo de soja, utilizando um processo conjugado quimiometricamente otimizado de esterificação ácida seguida de uma transesterificação alcalina, via planejamento experimental. As variáveis analisadas foram a razão molar ORF:etanol, a quantidade de catalisadores e o tempo das reações. Para a esterificação o rendimento foi obtido pela redução do índice de acidez e para a transesterificação pela porcentagem do teor de ésteres totais, confirmado com a análise de mono-, di- e triacilglicerídeos.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 1125