AUTORES: Marcela Santos Moreira (G-ÓLEO/UFLA, marcela.moreira96@gmail.com), Camilla Freitas Maia (GÓLEO/ UFLA, camilla_fmaia@hotmail.com), Danilo da Silva Souza (G-ÓLEO/UFLA, danilosouza0495@gmail.com), Diego Flausino Brasileiro (G-ÓLEO/UFLA, d_flausino@yahoo.com.br), Juliana de Xisto Silva (G-ÓLEO/UFLA, julianaxisto@outlook.com), Gustavo de Almeida Andolpho (G-ÓLEO/UFLA, gustavo.almeida.andolpho@gmail.com), Bárbara Lemes Outeiro Araujo (G-ÓLEO/UFLA, barbara@oleo.ufla.br), Pedro Castro Neto (DEG/UFLA, oleo@deg.ufla.br), Antônio Carlos Fraga (DAG/UFLA, fraga@dag.ufla.br).

RESUMO: A linhaça é a a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação. Os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Mesmo sendo originária da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo é muito comum na América do Norte e em países europeus. A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos Antioxidantes e anticancerígenos. Apresentam coloração variando de dourado até marrom. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. O óleo da linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poliinsaturadas não produzidas pelo corpo. A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Estudos mostram que é boa para os diabéticos,pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela ativa mais o metabolismo. Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo e a diluição de tintas a óleo para pinturas de telas. O objetivo desse trabalho foi avaliar teor de óleo da linhaça dourada e a marrom.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 1, p. 649