07/10/2020-A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nesta quarta-feira (07/10) a retomada da Etapa 2 do 76º Leilão de Biodiesel (L76), com a redução do percentual mínimo de mistura de biodiesel no diesel de 12% para 11%. O L76 é destinado a abastecer o mercado em novembro e dezembro.

Para a Ubrabio, associação que reúne produtores responsáveis por cerca de 40% do volume ofertado, a oferta total de 1.208,2 bilhão de litros apresentada na segunda-feira seria suficiente para atender à mistura de 12% (B12). Entretanto, a entidade entende que a decisão da ANP e do Ministério de Minas e Energia busca dar equilíbrio ao mercado diante das dificuldades do momento – geradas, especialmente, pela escassez de matéria-prima para produção do biocombustível.

“O mercado agora aguarda, finalizado este leilão, a aprovação do uso de matérias-primas importadas na fabricação do biodiesel, para poder dar garantias ao normal andamento no leilão de dezembro (L77), para abastecimento do mercado nos dois primeiros meses de 2021, sem a necessidade de redução de mistura mais uma vez”, comenta o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.