A prosa rural desta semana é com a Embrapa Agroenergia e o MDA que falam das ações com os agricultores familiares nos 10 anos no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB. A conversa está no programa de rádio da Embrapa, o Prosa Rural que vai ao ar em mais de 1.600 rádios em todo o Brasil. No programa desta semana (28/09 a 01/10), ouvintes de várias rádios das regiões Sul, Centro-Oestes e Sudeste vão descobrir como os agricultores familiares participam do PNPB, desde a sua implantação em dezembro de 2005. Nesse tempo, setenta mil famílias de pequenos produtores já participaram do programa, vendendo matéria-prima para as usinas e aumentando a renda da família.

No programa, Marco Pavarino, Coordenador do Programa de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário vai explicar como funciona o Selo Combustível Social, que estimula as indústrias a comprarem de pequenos produtores e como o Ministério estimula a participação.

Quem também vai conversar com o Prosa Rural é o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville. Ele fala sobre as pesquisas para introduzir novas matérias-primas na produção de biodiesel. Entre elas estão o dendê, a macaúba e o pinhão-manso.

Quer saber como participar do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel? Então, fique ligado no Prosa Rural desta semana no site da Embrapa clicando aqui. A entrevista completa que Marco Pavarino e Guy de Capdeville concederam a equipe do Prosa Rural pode ser lida clicando aqui.

O Prosa Rural é distribuído gratuitamente para rádios de todo o Brasil, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), da Radiobrás, do Ministério das Comunicações e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).