Autores: Fernando Augusto Ferraz (UFPR, fernangusto@yahoo.com.br), Aline Silva Muniz (UFPR, alinesmuniz@yahoo.com), Francielle Lima Silva (UFPR, fran.limas@hotmail.com), Angelo Roberto dos Santos Oliveira (UFPR–LEQUIPE, arso@ufpr.br), Maria Aparecida Ferreira César-Oliveira (UFPR–LEQUIPE, mafco@quimica.ufpr.br)
Resumo: Nos últimos anos, o biodiesel tem se mostrado um combustível alternativo para o petrodiesel que, além da possibilidade de redução do consumo de combustíveis fósseis, apresenta inúmeras vantagens além de ser proveniente de fontes renováveis e reduzir os níveis de poluição ambiental. Apesar destas vantagens, várias desvantagens têm limitado a aplicação do biodiesel, como combustível para motores diesel. Dentre elas estão as propriedades de fluxo a frio, muito suscetíveis à composição de triacilglicerídeos da matéria-prima. A redução da temperatura ambiente promove a cristalização gradativa do biodiesel. Durante o processo de resfriamento do óleo combustível, três estágios específicos são característicos deste processo: o ponto de névoa (CP – Cloud Point), que é a temperatura onde se observa a formação dos primeiros cristais; o Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (CFPP – Cold Filter Plugging Point), que é a temperatura na qual o óleo combustível perde a filtrabilidade pelo progressivo crescimento dos cristais, pois estes promovem o entupimento de filtros padronizados, sob condições de fluxo específicas e, por fim, o resfriamento faz com que o combustível não consiga mais fluir, atingindo o denominado ponto de fluidez – PP – Pour Point), pois os cristais atingem tamanho e organização suficientes para aprisionar o óleo nos retículos cristalinos e impedir seu escoamento.
Para resolver este problema, o uso de aditivos poliméricos tem se mostrado a melhor alternativa. Apesar do grande avanço dos aditivos comerciais, estes materiais são muito seletivos, e não apresentam o mesmo desempenho para todos os óleos, devido às diferentes composições do biodiesel e de suas misturas. Entretanto, aditivos poliméricos têm apresentado resultados bastante satisfatórios. Neste sentido, este trabalho descreve a síntese de copolímeros de anidrido maleico modificados para atuarem na redução do ponto de névoa (CP) e do ponto de fluidez (PP) de biodiesel e de misturas biodiesel-diesel, promovendo melhorias nas propriedades de fluxo a frio.
Trabalho completo: 7° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, p. 60