AUTORES: M. F. V. SANTOS; T. P. OLIVEIRA; C. G. D. PEIXOTO; A. C. M. BATISTA; V. J FERNANDES JR. e A. D. GONDIM* (Universidade Federal do Rio Grande de Norte / amandagondim.ufrn@gmail.com*)

RESUMO: O biodiesel consiste de um combustível biodegradável derivado de óleos vegetais e gorduras animais, formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres de alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. O processo convencional para sua produção ocorre pela transesterificação de óleos vegetais com álcool na presença de um catalisador. O catalisador mais utilizado no processo de transesterificação é o catalisador homogêneo, KOH, que apresenta grande dificuldade de recuperação do mesmo, portanto foi estudado neste trabalho um catalisador heterogêneo (KOH/Al2O3).

Deste modo, este trabalho tem como objetivo e obter o catalisador e caracterizar, além de aplicar o catalisador na reação de transesterificação de óleo de algodão em busca das melhores condições de reações. Os produtos obtidos foram avaliados por densidade, viscosidade, análise térmica (TG/DTG) e espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Para a confirmação da obtenção do catalisador foi utilizada a técnica como por difratograma de raio X (DRX), microscópico eletrônico de varredura (MEV-EDS), FTIR e TG/DTG. Os biodiesel obtido através da reação de transesterificação na presença de KOH/Al2O3 apresentaram resultados de densidade e viscosidade de acordo com Resolução ANP 45/2014. O biodiesel que foi obtido com um tempo reacional de 5h apresentou maior percentual de conversão (94,5%).

Submetido 10/10/2016 – Aceito 16/02/2017

DOI: 10.15628/holos.2017.5195

Trabalho completo clique aqui