AUTORES: Eduardo Ulisses Xavier Péres (IFB, eduardo.peres@ifb.edu.br), Paulo Anselmo Ziani Suarez (IQ/UnB, psuarez@unb.br), Fabrício Machado Silva (IQ/UnB, fmachado@unb.br)

RESUMO: Poliuretanas são materiais produzidos a partir de substâncias que contêm grupos isocianatos e hidroxilas. Embora poliuretanas sejam muito utilizadas como espumas (flexíveis ou rígidas), há uma miríade de outras aplicações para esses materiais. Poliuretanas sintetizadas a partir de fontes renováveis apareceu como um interessante processo nas últimas décadas. Essas aplicações incluem espumas, compósitos para aplicações biomédicas, nanocompósitos com características renováveis, nanocompósitos magnéticos e diversas outras aplicações. O foco desse trabalho foi sintetizar um polímero multifunctional a partir do ácido ricinoléico e utilizar esse polímoero como matriz polimérica renovável para nanocompósitos magnéticos. A técnica de polimerização utilizada foi a polimerização em massa, onde foi inserido in situ as nanopartículas magnéticas com a superfície modificada com ácido ricinoléico para compatibilizar com o meio material.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 1105