AUTORES: Germildo Juvenal Muchave (TPQB-EQ/UFRJ, germildomuchave@gmail.com), Donato Alexandre Gomes Aranda (TPQB-EQ/UFRJ, donato.aranda@gmai.com).

RESUMO: Os óleos vegetais, como matéria-prima renovável, têm sido utilizados frequentemente na Indústria Química para a obtenção de uma gama diversificada de produtos e coprodutos de elevado valor agregado através de várias vias, sendo uma destas através de método de hidrogenação. É nesta perspectiva, que no presente trabalho, utilizando o óleo de palma, na presença de glicerina e água, foram avaliados os catalisadores mono e bimetálico de platina e molibdênio suportados em gama alumina em processos integrados para sintetizar os alcoóis graxos correspondentes. Diferentemente da maioria das pesquisas que produzem alcoóis graxos utilizando hidrogênio alimentado no reator de meio externo, nesta pesquisa, o hidrogênio é gerado e aplicado na hidrogenação dos ácidos graxos “in situ”, através do processo de hidrólise do óleo e reforma a solução aquosa de glicerina. É importante comentar que não foram encontrados na literatura trabalhos desenvolvidos com objetivo na produção de alcoóis graxos utilizando o processo de hidrólise e hidrogenação integrada dos triglicerídeos. No entanto, existem alguns trabalhos com a finalidade de sintetizar outros produtos, mas com aplicação de processos similares.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Trabalho completo: criar link para o artigo completo (Livro 1, p 65).

Leia aqui

Por Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel