Autores: Germildo Juvenal Muchave (GreenTec-EQ/UFRJ, germildomuchave@gmail.com), Leonardo Dantas de Souza Netto (PEQ/ COPPE/UFRJ, lnetto@peq.coope.ufrj.br) João M. Almeida (expmonnerat@gmail.com), Donato Alexandre Gomes Aranda (GreenTec-EQ/UFRJ, donato.aranda@gmai.com)

Resumo: A hidrogenação catalítica tem diversas aplicabilidades na indústria, como processo que permite a obtenção de uma gama de produtos e subprodutos de elevado valor agregado a partir de diversas matérias.
Nos últimos anos, há várias pesquisas que visam desenvolver e melhorar processo de síntese de alcoóis graxos, a partir de hidrogenação catalítica dos óleos e seus derivados (ácidos graxos e ésteres de ácidos graxos), sem aplicar condições de temperatura e pressão severa, em substituição dos processos clássicos, (Turek et al., 1994).

Os alcoóis graxos podem ser usados como cosméticos, poliésteres, lubrificantes, solventes industriais, produtos farmacêuticos e aditivos alimentares (Korstanje et al., (2015) Pritchard et al. (2015).

O maior desafio tem nesse processo além das condições operacionais brandas é o desenvolvimento de novos catalisadores. Razão pela qual esse trabalho tem como objetivo foi sintetizar e testar o catalisador de Re/Nb2O5 e estimar os parâmetros cinéticos da hidrogenação de ésteres de soja e avaliar correlação entre os parâmetros estimados.

Trabalho completo: 7° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, p. 351