Autores: Lilian Ribeiro Batista (LAMES/UFG, lilianribeiro_18@hotmail.com), Aline Silva Muniz (LAMES/UFG, alinesmuniz@yahoo.com), Ana Luiza Reis Rodrigues da Cunha (LAMES/UFG, analuizarodriguesdacunha@hotmail.com), Nelson Roberto Antoniosi Filho (LAMES/UFG, nelson@quimica.ufg.br)

Resumo: Hidroquinonas são encontradas na natureza e utilizadas como antioxidantes. Normalmente as abordagens sintéticas das hidroquinonas alquiladas incluem Friedel Crafts e alquilações de radicais livres, bem como a oxidação de fenóis substituídos (Kaurich et al., 2018). No entanto, a maioria desses métodos proporcionam baixos rendimentos, geram misturas complexas de produtos ou fazem uso de catalisadores caros e seletivos. A alquilação da hidroquinona por muito tempo foi considerada um problema porque requer o uso de diferentes catalisadores ácidos especiais (Zhou et al., 2008) e matériaprima fina como o isobutileno de difícil transporte e armazenagem. Porém, há duas fontes atraentes de isobutileno, o terc-butanol e o metil-terc-butil éter (Yadav et al., 2000). Alquilação da hidroquinona com terc-butanol para produzir 2-terc-butil-hidroquinona (2-TBHQ) é uma reação interessante para a indústria de biodiesel. O 2-TBHQ é um excelente antioxidante amplamente utilizado na indústria alimentícia, além de bom estabilizador de óleos, gorduras, plásticos e borrachas (Xu et al., 2006).

Portanto, no estudo de compostos aromáticos funcionalizados, este trabalho tem como objetivo desenvolver um método sintético simples e de alto rendimento para alquilação de hidroquinonas utilizando álcool terciário. Esse método permitirá produzir um derivado de hidroquinona di-substituído funcional na atividade antioxidante com biodiesel.

Trabalho completo: 7° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, p. 259