AUTORES: Kamila Colombo (DEQ/UFPR, kamicolombo@gmail.com), SwamiArêaMaruyama(DQUI/UFPR, swamimaruyama@yahoo.com.br), Carlos Itsuo Yamamoto (DEQ/UFPR, citsuo@gmail.com), Fernando Wypych (DEQUI/UFPR, wypych@ufpr.br)

RESUMO: Materiais lamelares tem recentemente chamado cada vez mais a atenção da comunidade científica por suas multifuncionalidades. Uma das classes desses materiais pertence a família dos materiais lamelares trocadores aniônicos naturais e/ou sintéticos, os quais se pode enumerar os hidróxidos duplos lamelares (HDL) e hidroxissais lamelares (HSL). Os hidroxissais duplos lamelares (HSDL) são uma classe derivada dos HSL em que dois metais fazem parte da composição das lamelas do material lamelar e representam os dois metais da estrutura do HSDL. Aplicações do íon molibdato intercalado em compostos lamelares são pouco exploradas na literatura científica. A partir do exemplo da utilização do molibdato de sódio anidro em reações de esterificação de óleo de soja em meio homogêneo, o objetivo do presente trabalho é a investigação da atividade catalítica de íons molibdato intercalados em HSDL de Zn/Ni mediante um planejamento fatorial total.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 855