03/09/2019 – Em reunião com a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), nesta terça-feira (03/09), os representantes da Ubrabio reforçaram a importância da garantia de cumprimento do cronograma de aumento da mistura obrigatória do biodiesel, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, também sugeriu uma audiência pública sobre a implementação da Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio, para discutir com os diversos setores da cadeia de combustíveis, governo e sistema financeiro, o que falta para a implementação da política que passa a vigorar em 1° de janeiro de 2020. “Precisamos nos antecipar”, destacou Tokarski.

Presente na reunião, o pesquisador da Embrapa Agroenergia e coordenador do VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, Bruno Laviola, convidou a FPBio para participar do evento que acontece em novembro, em Florianópolis. Laviola propôs a participação do presidente da FPBio, deputado federal Jerônimo Goergen, na mesa de abertura do Congresso e a realização de uma reunião da frente parlamentar no segundo dia de programação.

Segundo o Jerônimo Goergen, “precisamos estar preparados para os avanços que aos poucos estamos dando e vamos dar ao Brasil, como renda, economia e meio ambiente”.

Outro evento do setor que acontece também em novembro, na semana seguinte ao Congresso da Rede, é a Conferência BiodieselBR. O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, ressaltou a importância de ter representantes do Executivo e do Legislativo em ambos os eventos, para contato com as demandas setoriais e também para fortalecer as relações com a cadeia produtiva. “A participação da Frente Parlamentar nos dois maiores eventos sobre biodiesel no Brasil vai trazer maior visibilidade para esta agenda com tantas externalidades positivas para o país”, pontou Tokarski.

Confira o convite do presidente da FPBio, deputado Jerônimo Goergen, para o VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel: