A celebração do sexto ano da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) contou com a presença de convidados representando o setor do biodiesel e do Governo Federal, empresas associadas, autoridades do executivo e legislativo, representantes de trabalhadores rurais e do abastecimento nacional de combustíveis.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, foi homenageada pela Ubrabio por sua atuação de destaque na implantação e concepção do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), coordenando ações de governo e na interlocução com o setor produtivo do biodiesel, assessorando a então chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Tereza também liderou a implementação do Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma, Programa de estímulo ao aumento de produção dessa oleaginosa e seu aproveitamento no mercado alimentício e de biodiesel.

A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também foi homenageada pela Ubrabio. Magda Chambriard é reconhecida pelos avanços no PNPB em sua gestão na ANP, no aperfeiçoamento do modelo de comercialização adotado nos leilões de biodiesel – ao introduzir as distribuidoras no processo de seleção das ofertas. Neste contexto, também foi publicada a nova especificação do biodiesel, tornando o critério brasileiro um dos mais rigorosos do mundo. Essas ações contribuíram garantir a qualidade do biodiesel nacional.

Campello: “O Programa do biodiesel é uma agenda social”

“É uma honra receber essa homenagem e poder participar na construção da política pública do setor biodiesel, que conseguiu ser implantada em caráter integral e sintetizou o conjunto de objetivos que nós sempre tivemos presentes”, destacou a ministra.

Campello afirmou que o Programa do biodiesel “consegue aliar uma agenda ambiental e de inclusão social, garantindo a geração de emprego e a participação da agricultura familiar no Brasil”. Para a ministra, o PNPB “é inovador ao casar o ambiental com uma política de inclusão social, que consegue inovar como uma política de desenvolvimento regional, compreendendo a ideia de que não só tem o objetivo de abastecer todo o país, mas uma oportunidade de produzir as diversas matérias-primas e o conjunto de alternativas. O Programa completa as cadeias que talvez em outras oportunidades não pudessem estar participando de uma agenda não só moderna e inovadora, como também uma agenda social”, concluiu no discurso.

Chambriard: “O biodiesel veio para ficar”

Chambriard informou números que representam dados relevantes sobre o setor. No ano de 2012, o Brasil importou mais de 7 bilhões de dólares em diesel e gasolina. No primeiro quadrimestre de 2013, foram três bilhões de dólares, um número que seria maior caso não houvesse os bicombustíveis.

Estes dados representam uma média diária de mais de 200 mil barris. Ao mesmo tempo, o biodiesel produziu mais de 50 mil barris por dia. “É uma contribuição inequívoca para a balança comercial brasileira. Vocês do biodiesel mostraram com eficiência que no presente, o B5 é uma realidade e que o futuro por vir é prodígio, vocês vieram para ficar, não se pode ter dúvida disso. O Brasil com tamanha grandeza precisa do biodiesel”, afirmou a diretora-geral da ANP.

O presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés reafirmou a necessidade do imediato avanço do aumento da mistura para o B7 (a mistura 7% de biodiesel ao diesel fóssil) e ressaltou o importante papel das homenageadas para o setor. “Por isso, estamos todos aqui reconhecendo duas pessoas que fazem a diferença para o setor. O Brasil já tem todas as condições para a segunda fase do Programa do biodiesel e para o aproveitamento dessas enormes externalidades”, destacou Ferrés.

Em seu aniversário, Ubrabio tem eleição do presidente e a entrada de novos associados

No dia do sexto aniversário da Ubrabio foi realizada a eleição da gestão 2013/2016. Juan Diego Ferrés foi reeleito como presidente e se mantém no cargo que ocupa desde 2007. Ferrés permanece na função devido aos esforços realizados à frente da Ubrabio para o desenvolvimento do setor do biodiesel. Em 2000, tornou-se um dos principais interlocutores do setor privado junto ao governo brasileiro para a idealização de um Programa nacional de biodiesel e presidindo o Conselho Superior da Ubrabio.

As novas associadas à Ubrabio são as empresas Amyris, Solazyme e a V-Biodiesel. A Amyris está focada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos renováveis alternativos aos derivados de petróleo. A Solazayne desenvolve um óleo renovável que apresenta um desempenho elevado se comparado ao óleo comum e possibilita as reduções de emissões de gases de efeito estufa. Esse óleo renovável é capaz de substituir por completo o óleo diesel, o diesel marítimo e o combustível fóssil de aviação. A V-Biodiesel é uma unidade de produção de biodiesel situada no Nordeste, em Iraquara/BA, e o mais novo investimento do grupo Oleoplan, associado à Ubrabio.

Gestão Ubrabio 2013/2016:

Conselho Superior


Presidente

Juan Diego FerrésGRANOL Indústria, Comércio e Exportação S.A.;

Membros

Arlindo Bianchini, – BIANCHINI S.A. – Indústria, Comércio e Agricultura;

Fabio Magdaleno, – CAMERA Agroalimentos S.A.;

Miguel Vaz Ribeiro, – FIAGRIL Ltda.;

Julio Valente Júnior – LINKER Consultores Associados;

Irineu Boff – OLEOPLAN S.A – Óleos Vegetais Planalto;

Marcos Boff – PALMAPLAN Agroindustrial Ltda.;

Claury Silva – TNL– Indústria Mecânica Ltda. e;

Paulo Mendes – B100 Participações Ltda.


Conselho de Administração


Presidente

Juan Diego Ferrés – GRANOL Indústria, Comércio e Exportação S/A;

Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos

Julio Valente Júnior, – LINKER Consultores Associados;

Vice-Presidente Administrativo

Claury Silva, – TNL– Indústria Mecânica Ltda;

Vice-Presidente Financeiro

Fábio Magdaleno, – CAMERA Agroalimentos;

Vice-Presidente Técnico

Marcos Boff, – PALMAPLAN Agroindustrial Ltda.;

Vice-Presidente de Relações Associativas e Institucionais

Paulo Mendes, – B100 Participações Ltda. e;

Vice-Presidente de Assuntos Tributários

Irineu Boff, – OLEOPLAN S.A. – Óleos Vegetais.

Conselho Fiscal

 

Arlindo Bianchini – BIANCHINI S.A;

Paulo José Fuga – FUGA COUROS (Biofuga) e

Adilson Liebsch – AMYRIS; 

Suplentes

 

Ernesto Del Vecchio – DEDINI Indústrias de Base,

Carlos Araújo – EVONIK Degussa,

João Artur Manjabosco – CAMERA Agroalimentos;