Associada à Ubrabio produz diesel renovável à base de cana-de-açúcar e reduz em mais de 60% o preço do combustível

Em relatório publicado pela Amyris, Companhia norte-americana de biotecnologia e associada à Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), a empresa destacou a redução substancial de preço do diesel de cana-de-açúcar produzido na cidade de Brotas, em São Paulo. A companhia conseguiu reduzir em 66% o preço, que passou de 12 para 4 dólares.

A fabricação do diesel feito a partir da cana-de-açúcar tem um processo semelhante ao do etanol, pois utiliza a mesma matéria prima através da fermentação do caldo, mas apresenta diferenças, como explica o diretor comercial da Amyris, Adilson Liebsch. “A diferença é que para produzir o diesel nós modificamos o processo fermentativo, então o produto final é um diesel renovável ao invés de etanol”, afirmou.

Adilson destaca que a redução nos custos foi devido à escala da produção, além do preço da matéria-prima e da eficiência produtiva. Apesar de diesel renovável e etanol possuírem a mesma matéria-prima, o diretor da Amyris explica que os dois combustíveis não competem pela cana-de-açúcar produzida no país. “A escala de produção deste diesel é pequena quando comparada à escala do etanol. Estamos focados em fornecer diesel renovável para ônibus metropolitanos”, afirmou.

A empresa fez uma simulação para identificar a quantidade de matéria-prima necessária para abastecer toda a frota de ônibus de 12 principais cidades do país em 2020. O estudo concluiu que para produzir o diesel renovável, a Amyris usaria menos de 3% da cana-de-açúcar produzida no Brasil.

Além do preço, outra vantagem do diesel de cana-de-açúcar que será perceptível a toda sociedade é a melhoria na qualidade do ar. Este combustível reduz significativamente os principais poluentes tóxicos das emissões feitas pelos motores abastecidos com diesel fóssil.