AUTORES: Maria Fernanda Vicente dos Santos (LCP/UFRN, mfnanda_rn@hotmail.com), Mayara Lopes Gundim de Macedo (LCP/UFRN, mayaragundim@hotmail.com), Tatiane Potiguara Oliveira (LCP/UFRN, tatiane.potiguara@gmail.com), Valter José Fernandes Jr. (LCP/UFRN, valter.ufrn@gmail.com), Amanda Duarte Gondim (LCP/UFRN, amandagondim.ufrn@gmail.com)

RESUMO: O biodiesel consiste de um combustível biodegradável derivado de óleos vegetais e gorduras animais, formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres de alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. O processo convencional para sua produção ocorre pela transesterificação de óleos vegetais com álcool na presença de um catalisador. Este trabalho se propõe a sintetizar e caracterizar o catalisador heterogêneo (KOH/Al2O3). Além de estudar a melhor temperatura, razão etanol:óleo na produção de biodiesel.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 953

print