AUTORES: Aline Oliboni de Azambuja (LAB-BIO/UFRGS, alineoliboni@gmail.com), Sabrina Anderson Beker (LABBIO/UFRGS, sabrinabeker@gmail.com), Vanessa Souza Breder Valente (CTAQ/IPIRANGA, vanessav@ipiranga.com.br), Sérgio Luiz Camacho Viscardi (IPIRANGA, viscardi@ipiranga.com.br), Roberta
Miranda Teixeira (CTAQ/IPIRANGA, robertamt@ipiranga.com.br), Eduardo Homem de Siqueira Cavalcanti
(LACOR/INT, eduardo.cavalcanti@int.gov.br), Bernardo Brito Vacaro (IQ/UFRGS, bernardovacaro@gmail.com), Marco Flôres Ferrão (IQ/UFRGS, ferrao@iq.ufrgs.br), Fátima Menezes Bento (LAB-BIO/UFRGS, fatima.bento@ufrgs.br)

RESUMO: A estabilidade ao armazenamento é uma das mais importantes características dos combustíveis para motores automotivos, sendo caracterizada pela capacidade de manter a composição e propriedades do combustível durante o período de estocagem, transporte e utilização no motor. Dentre os vários fatores que influenciam a estabilidade dos combustíveis, a estabilidade oxidativa, no caso do biodiesel, é uma das mais importantes. Neste sentido, o biodiesel de soja, que corresponde a 84% do biodiesel utilizado no País, possui uma significante quantidade de ácidos graxos insaturados, que conferem uma maior suscetibilidade a oxidação durante o período de estocagem. Além disso, se comparado ao óleo diesel, o biodiesel é mais sensível a luz, temperatura, íons metálicos, higroscópico, suscetível à degradação microbiana e com maior tendência a corrosividade. Devido as exigências ambientais, o óleo diesel é submetido ao processo de hidrotratamento, para a remoção de compostos organosulfurados, os quais podem alterar algumas propriedades do diesel, como a lubricidade. Neste sentido, a adição de biodiesel pode restaurar algumas características perdidas do diesel, porém, induzir o desenvolvimento dos microrganismos durante a estocagem incorreta da mistura. A redução do enxofre no óleo diesel tem sido citada como um fator que poderia incrementar o desenvolvimento microbiano e que a estabilidade pode ser fetada na mistura final. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento da mistura B10, confeccionada com óleo diesel com ultrabaixo teor de enxofre (ULSD) S10, quanto a estabilidade abiótica e biótica, durante 90 dias de armazenamento simulado.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 905