O presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), reforçou que vai priorizar o aprofundamento da discussão da política dos biocombustíveis, a fim de trazer previsibilidade de longo prazo e segurança jurídica para o setor. A fala ocorreu nesta terça-feira (7), durante reunião com entidades representativas da cadeia produtiva de biodiesel, dentre elas, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

Como parte das medidas, Alceu Moreira determinou a criação de um grupo de trabalho para discutir alternativas para o setor que envolvam as entidades representativas, parlamentares e a sociedade civil.

“Vamos discutir profundamente, portanto vai iter um grupo de pessoas que entendem tudo do setor para se trabalhar com a opinião pública e poder informar à população da grande quantidade de vantagens que temos”, afirmou Moreira.

O presidente da FPBio destacou a importância do aperfeiçoamento da política dos biocombustíveis, dada a relevância do setor que gera empregos, insere o produtor rural e traz benefícios ambientais para o país.

“Quando se fala da política dos biocombustíveis, estamos lidando com uma política engenhosa, qualificada e ambientalmente responsável que começa lá numa pequena lavoura, beneficiando o pequeno produtor, por meio do Selo Biocombustível Social, até chegar na indústria. Outro fator importante é que a indústria utiliza milhões de toneladas de gordura animal na produção do biocombustível. Ou seja, aquilo que era um produto poluidor vai servir para transportar pessoas e evitar a contaminação de nossos mananciais”, lembrou Moreira.

Expectativas

Alceu Moreira destacou, ainda, que o setor prezará pelo diálogo firme com o governo e demais envolvidos para que o país possa aproveitar a oportunidade e investir cada vez mais em combustíveis sustentáveis que fortaleçam o desenvolvimento econômico e proporcionem benefícios ambientais e sociais.

“Tudo que puder ser feito de forma construtiva para ajudar meu país, teremos condição de conversar. Na democracia o antagonismo de opinião não pode ser algo para produzir ódio ou qualquer outra coisa. Quando fui convidado para ser presidente da FPBio, tinha certeza que ia conversar com atores do governo que ideologicamente pensam diferente de mim, mas que na política do biodiesel vão encontrar consenso para produzir o resultado desejado”, pontuou Alceu Moreira.