Uma ferramenta de ensino e de incentivo à produção de biodiesel no Brasil. O livro “Produção de Biodiesel: Análise e Projeto de Reatores Químicos” é de autoria do professor Benedito Inácio da Silveira, da Faculdade de Engenharia Química, do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A obra recém-lançada está sendo comercializada em formato e-book e em livro tradicional no site da Editora Biblioteca 24h e nas livrarias Didática e Humânitas, no Campus Guamá da UFPA. Os primeiros exemplares já esgotaram nas livrarias do campus e serão, em breve, repostos para que estudantes e profissionais da área possam ter acesso.
 Investigar, explorar e criar  – O livro trata da análise e projeto de reatores químicos em processos de produção de biodiesel. Segundo o professor Benedito Inácio, a análise e projeto de um processo de produção de biodiesel envolvem três etapas principais: cálculos estequiométricos e de equilíbrio, modelagem cinética e análise e projeto do reator químico, sendo esta última a etapa principal, porque o reator é o equipamento responsável por transformar a matéria-prima no produto final do processo, que é o biodiesel. “O objetivo é fornecer ao leitor elementos para aumentar sua capacidade para investigar, explorar e criar novas situações em processos de produção de biodiesel”, afirma o pesquisador.
Cenário nacional favorável – O autor do livro explica ainda que o cenário nacional é altamente favorável à produção de biocombustiveis, visto que o Brasil é um país extremamente rico em matérias-primas renováveis, e a região Amazônica possui uma riqueza considerável em termos de recursos genéticos vegetais e plantas frutíferas ricas em óleo, que apresentam potencialidade econômica, e uma perspectiva de valorização importante para a região. O biodiesel pode substituir o diesel de petróleo de forma ambientalmente mais sustentável e vantajosa. Ele é um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com alcoóis de baixo peso molecular na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação).
 De grande utilidade – “Diversas aplicações com cálculos estequiométricos, de equilíbrio, cinéticos, de desempenho e dos efeitos térmicos relacionados aos reatores batelada, tanques contínuos, tubulares e múltiplos são abordadas neste trabalho”, conta o professor. O que significa que o livro é de grande utilidade para estudantes e professores de graduação e pós-graduação e profissionais que atuam nesta área. A experiência do professor Benedito Inácio no assunto vem da sua atuação como professor e pesquisador na área de Engenharia Química há mais de trinta anos, em especial, nos últimos dez anos, em projetos de Desenvolvimento de Processos Químicos e Industriais pela Faculdade de Engenharia Química da UFPA. O pesquisador vem ministrando cursos de capacitação na área de biocombustíveis, o que implica em aprimoramento e formação de recursos humanos para atuar em processos de produção de biodiesel.
Serviço
Livro “Produção de Biodiesel: Análise e Projeto de Reatores Químicos”
416 páginas / entre R$ 74 e R$ 80
Onde encontrar: Editora Biblioteca24x7; Livraria Amazon; Livraria Humânitas: ICEN/UFPA; Livraria Didática: ITEC/ UFPA