Nos dias 15 a 25 de agosto, o município de Barretos, em São Paulo, realizou a tradicional Festa do Peão de Barretos. Neste período, a Granol – empresa associada à União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) -, recolheu óleos de fritura utilizados no evento para a produção de biodiesel e doou, para obras assistenciais da região, óleo de soja produzido pela própria empresa.

A campanha faz parte da Ação Grandiesel, criada pela empresa para conscientizar a sociedade sobre os problemas gerados com o uso indevido de Óleo de Fritura Usado (OFU). Todo o OFU será destinado à produção de biodiesel e evita assim o descarte poluidor nos dutos de saneamento da cidade, nos rios e nos mares. A Granol é a maior produtora de biodiesel do país e recolhe mais de 5.7 milhões de litros de óleos de usados para transformar em biodiesel.

O óleo recolhido foi gerado pelas frituras e pratos utilizados no evento. Pode ser transformado para a produção de sabão e detergente, tintas à óleo, massa de vidraceiro, telhado ecológico e na produção de biodiesel, entre outros. Na fabricação do biodiesel, os benefícios podem ser maiores, pois é utilizado nos meios de transporte, na geração de energia, na diminuição dos gases poluentes emitidos para a Camada de Ozônio, entre outros.

“Na festa de Barretos visitamos toda a praça de alimentação e os ranchos, entregamos latas de 18 litros e cartazes do projeto Biodiesel. Foi recolhido 957,84 litros de OFU”, destaca o gerente do Departamento Corporativo de Vendas da Granol, Leonardo Henrique Azevedo.

A Ação Grandiesel começou em 2003 e tem o objetivo de mobilizar empresas e a população, incentivando a adoção de práticas ecológicas que possibilitem a diminuição da poluição. Toda a sociedade (empresas privadas, prefeituras, redes varejistas, eventos, escolas, colaboradores, entre outros), ajuda a transformar o óleo de fritura usado em biodiesel, um combustível economicamente mais viável, limpo e que gera benefícios para a saúde e o meio ambiente.

O Óleo de Fritura Usado (OFU) gerado no evento da Festa do Peão de Barretos será enviado para a usina da Granol de Anápolis/ GO, evitando o despejo incorreto no meio ambiente. Segundo informação da Granol, a cada litro jogado na rede de esgoto é contaminados um milhão de litros de água, aumentando os custos para o tratamento.