A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, iniciou a inspeção veicular em veículos a diesel neste ano. O objetivo é verificar se o motor de veículos movidos a óleo diesel está desregulado (emitindo fumaça). Os condutores serão informados pelo poder público para realizar a inspeção, porém os motoristas também podem agendar a inspeção na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O objetivo do programa é diminuir a poluição do ar e assim melhorar a qualidade de vida. A inspeção é uma forma eficaz de controlar a emissão de gases poluentes liberados pelos escapamentos dos veículos. “Temos uma frota grande comparada com o tamanho da cidade. É um programa importante que diminuiu os riscos à saúde”, diz o secretário municipal de Meio ambiente, Cláudio Luciano Sirin.

O teste é realizado com o opacímetro, aparelho que faz a leitura dos gases que saem do escapamento do veículo e gera um relatório que indica se está dentro da normalidade ou se o motor precisa passar por regulagem ou manutenção mais específica. Por ano, em média, 400 veículos passam pela inspeção.

Em breve, veículos e motos movidos a gasolina, álcool ou gás, que apresentarem irregularidades, também serão convocados a passar pela vistoria.

Para agendar a inspeção, o interessado deve ligar no telefone (12) 3662-3526, ou ir direto no setor de Opacidade na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que fica na Rua Manoel Pereira Alves, 250, Vila Abernéssia.