A empresa portuguesa de petróleo e energia Galp anunciou nesta terça-feira (27), na Feira Rio Oil & Gas 2022, a criação no Brasil de um Centro de Excelência em Combustíveis Sintéticos Avançados (CECSA).

O Centro está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Laboratório de Intensificação de Processos e Catalisadores (LIPCAT), que envolve pesquisadores da Escola de Química e do Instituto de Química da UFRJ.

O Centro da Galp, terceira maior produtora de petróleo e gás no Brasil, será erguido no Campus da UFRJ na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

A nova iniciativa em investir em ciência e tecnologia é resultante de experiência com a UFRJ, sobretudo com o LIPCAT, com quem já desenvolve projetos de pesquisa.

O consultor técnico da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e professor da UFRJ, Donato Aranda, é um dos coordenadores do novo centro de pesquisas. De acordo com ele, trata-se do maior empreendimento na pesquisa em combustíveis sustentáveis já anunciado no Brasil.

“O foco será no desenvolvimento de processos de transição energética para biocombustíveis e combustíveis sustentáveis, como o Sustainable Aviation Fuel (SAF), o Diesel Verde, ‘e-fuels’, entre outros. Mais do que processos em escala de bancada, o novo Centro visa o desenvolvimento de protótipos, com um TRL (grau de maturidade tecnológica) igual a 6 ou superior”, explicou Aranda.

Segundo ele, catalisadores e reatores em microcanais já vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores da Escola de Química e do Instituto de Química da UFRJ que integram o LIPCAT e o novo Centro de Excelência de Combustíveis Sintéticos Avançados.

Saiba mais

A Galp trabalha com um mix de energia, que vai do gás natural e combustíveis líquidos às energias renováveis, solar, eólica, amônia e hidrogênio.