Acesse a Revista Biodiesel e Bioquerosene em Foco: edição especial Biodiesel Week aqui (PDF)

Editorial

Desde o lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, o setor vem escrevendo uma história de muito trabalho e sucesso. Os números registrados pelo segmento ao longo dos últimos anos são a prova da importância desse biocombustível para a sustentabilidade da matriz energética, para a economia e para a sociedade brasileira.

A produção de biodiesel saltou de 69 milhões de litros, em 2006, para 5,9 bilhões, em 2019, e não para de crescer. Em 2020, deverá ficar em cerca de 6.5 bilhões de litros. Um novo recorde. O setor emprega hoje, aproximadamente, 500 mil trabalhadores.

Cerca de 70% do biodiesel produzido vem do óleo de soja, cujo plantio envolve milhares de produtores rurais independentes ou vinculados a cooperativas. Agricultores familiares fornecem em torno de 30% da matéria-prima utilizada para produção de biodiesel, gerando trabalho e renda em todas as regiões do país. O setor reúne 51 unidades produtoras de biodiesel e conta com suporte de universidades e centros de pesquisa, formando uma rede com mais de três mil pesquisadores.

Diante da magnitude desses números, era preciso ampliar as discussões sobre o setor. Foi com esse intuito que a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), em parceria com a Embrapa Agroenergia, promoveu a primeira edição da Biodiesel Week.

Um ciclo de oito webinars destinado a reunir todos os segmentos envolvidos na produção de biodiesel no Brasil e no mundo para discutir as principais questões relacionadas ao setor. O evento teve início em 10 de agosto, Dia Internacional do Biodiesel, e se estendeu até o dia 14, sendo encerrado com uma palestra magna do presidente do Conselho Superior, Juan Diego Ferrés.

A adesão do setor foi total. Em média, 700 pessoas acompanharam cada uma das apresentações e debates por meio do canal da Ubrabio no YouTube e por um aplicativo de reuniões virtuais. A opção de realizar um evento totalmente online e gratuito, além de ampliar o alcance das discussões, foi bastante apropriada ao momento de distanciamento social exigido como forma de prevenção à pandemia da COVID-19. Na ocasião, vários dos palestrantes cumpriam suas jornadas em home office.

Para discutir os principais assuntos relacionados à cadeia produtiva, a Biodiesel Week contou com a participação de pessoas centrais no cenário político, industrial e científico brasileiro.

O evento reuniu, entre outros, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, José Mauro Coelho; o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Dirceu Amorelli; e os deputados federais Jerônimo Goergen (PP/RS) e Enrico Misasi (PV/SP), respectivamente presidente e coordenador-geral da Frente Parlamentar do Biodiesel, e Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), além do ex-senador Cidinho Santos (MT).

O evento contou, também, com convidados do exterior, como o diretor de Energias Renováveis do Ministério de Energia e Recursos Naturais da Indonésia, F.X. Sutijastoto; o diretor de Sustentabilidade do National Biodiesel Board (NBB) dos Estados Unidos, Don Scott; e o diretor geral da associada Evonik na Argentina e presidente da empresa no Chile, Marcos Salgueiro. Já entre os associados, tivemos ainda a participação dos nossos vice-presidentes Marcos Boff (Oleoplan) e Antin Bianchini (Bianchini), além de Romulo Morandin (Biopar), Hilda Pereira (Potencial Biodiesel), Pedro Scorza (Gol Linhas Aéreas), Rodolfo Soffiatti (Brejeiro) e Gildo Barnes (Oleoplan). Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); da Petrobras; da nossa parceira Embrapa Agroenergia; do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV) e de outras instituições de pesquisa e universidades brasileiras também fizeram apresentações, qualificando ainda mais a programação.

Com a participação de tantas autoridades e especialistas, não chega a surpreender o fato de a Biodiesel Week, logo em sua primeira edição, ter se transformado no palco de anúncio de importantes decisões, que tiveram forte repercussão no setor.

Durante as sessões virtuais foram divulgadas, em primeira mão, informações relevantes relacionadas ao modelo de leilões de biodiesel, às mudanças no sistema de comercialização de combustíveis e ao compromisso de continuidade da ampliação da mistura obrigatória de biodiesel no diesel de petróleo, prevista em lei e com cronograma estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética – ratificada pelo ministro Bento Albuquerque.

Outro indicador positivo foi a repercussão da Biodiesel Week na imprensa. O evento esteve na pauta de diferentes veículos de alcance nacional, como Valor Econômico, Época Negócios e Correio Braziliense; em emissoras como CBN, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Canal AgroMais; e nas agências Reuters e Câmara.

A imprensa especializada, que sempre acompanhou as atividades da Ubrabio, como BiodieselBR.com e
Agência EPBR, e a mídia regional também fizeram uma importante cobertura dos temas discutidos ao longo dos cinco dias de programação.

Nesta publicação, editada especialmente para fazer a cobertura dos webinars, você encontra uma síntese do que de mais importante aconteceu na primeira Biodiesel Week.

Vale lembrar que todas as oito sessões do evento, que somam mais de 15 horas de programação, podem ser consultadas, gratuitamente e a qualquer momento, no canal da Ubrabio no YouTube.

Nossa proposta é levar até você informação especializada e de qualidade.

Acesse a Revista Biodiesel e Bioquerosene em Foco: edição especial Biodiesel Week aqui (PDF)