22/07/2020 – A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) assinou nesta quarta-feira (22/07) um manifesto de apoio à efetiva regulamentação da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), como instrumento de descarbonização da matriz de transporte brasileira.

O lançamento do manifesto aconteceu durante uma live promovida pela Consecana e Unica, com participação de representantes de associações de produtores rurais, produtores de biocombustíveis e pesquisadores do setor.

O documento destaca, entre outros pontos, que é “imperativo a definição de metas decenais de descarbonização que garantam, no curto, médio e longo prazos, o equilíbrio entre a oferta e a demanda por Créditos de Descarbonização (CBios) no mercado nacional”.

No mês passado, o Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta púbica para revisar as metas do RenovaBio e agora analisa as contribuições. O entendimento do setor de biocombustíveis é que a “alteração desproporcional e não justificada das metas prejudica a previsibilidade do Programa e, por consequência, os investimentos necessários para a ampliação da produção nacional”, explica o manifesto.

Para o diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, a crise temporária provocada pela pandemia do coronavírus não justifica o corte brusco nas metas. “A proposta da Ubrabio é de reduzirmos no máximo 25% das metas deste ano de 2020 e 9% a meta de 2021. E que essa redução seja compensada nos anos subsequentes quando, certamente, nossa economia estará a pleno vapor”, argumentou Tokarski durante o evento virtual, que contou com a moderação do representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Política Energética, Plínio Nastari.