Empresa britânica especializada em aeronave híbrida está criando um avião que será movido a biodiesel e a eletricidade. O avião da Faradair terá assentos para 18 passageiros ou transportará até 5 toneladas de mercadorias.

O avião está sendo desenvolvido no Reino Unido para realizar viagens curtas, até 2025. Segundo a empresa, o plano principal é que o avião seja mais rápido do que os outros modelos e mais ecológico.

A aeronave híbrida deve fazer o trajeto entre Londres e Manchester em 42 minutos. Em um voo comum, o tempo estimado é de pouco mais de 1 hora.

O modelo utiliza a configuração de asa de caixa tripla e tem design patenteado, essa formatação oferece a STOL (capacidade de decolagem e aterrissagem curta) que demanda menos de 300 metros de pista.

A aeronave terá também uma configuração que pode alterar em 15 minutos os lugares de passageiros para comportar até três contêineres.

Além do biodiesel, o sistema híbrido será abastecido por motores elétricos com turboélices, que trará menos custos operacionais, menor emissão de poluentes e maior segurança. E contará também com a tecnologia de uma bateria para energia de emergência e operação no solo.

Fonte: R7