AUTORES: Iha, Osvaldo K. (PG/IQ/UnB), Alves, Flávio C.S.C. (PG/IQ/UnB), Suarez, Paulo A.Z.* (PQ/IQ/UnB), Silva, Cassia R.P. (PG/CTEC/UFAL), Meneghetti, Mario R., Meneghetti, Simoni M.P. (PQ/IQB/UFAL,
simoni.plentz@gmail.com)

RESUMO: Nesse trabalho, duas espécies arbóreas perenes foram estudadas, como fontes de triacilglicerídeos para a produção de biocombustíveis. Essas espécies crescem na Amazônia e ao longo da costa brasileira, constituindo uma excelente alternativa para produção de biocombustíveis, sem competição com espécies que servem como alimentos, além de contribuírem com a preservação da floresta tropical e vegetação litoral. Para tanto, foram obtidos os óleos da Terminalia catappa L. / castanhola (TC) e Carapa guianensis / andiroba (CG), a fim de avaliar suas características e composição química. Além disso, foram produzidos biocombustíveis a partir destes óleos e as suas propriedades físico-químicas foram avaliadas.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 815