AUTORES: Humberto Umbelino de Sousa (Embrapa Meio-Norte, humberto.sousa@embrapa.br), Alexandre Nunes Cardoso (Embrapa AgroEnergia, alexandre.cardoso@embrapa.br), Francisco José de Seixas Santos (Embrapa Meio-Norte, francisco.seixas@aembrapa.br), Bruno Galveas Laviola (Embrapa AgroEnergia, bruno.laviola@embrapa.br)

RESUMO: A bocaiúva, ou palma de macaúba, é uma espécie de palmeira nativa da América Tropical, comumente encontrada em solos pobres, com notável tolerância à seca, consistindo em alternativa para produção de óleo em regiões demasiadamente secas para outras palmeiras. O principal interesse nesta espécie reside na utilização do óleo extraído do seu fruto para produção de biodiesel (CARVALHO et al., 2011). Embora a macaúba seja referenciada como uma espécie com alta produtividade de frutos, os quais são utilizados para diferentes fins, não é citada como uma cultura economicamente importante tanto no contexto regional quanto nacional, tornando-se relevante seu estudo, principalmente para incentivar pesquisas acerca de aspectos ainda desconhecidos da planta e o desenvolvimento de tecnologias que favoreçam a sua exploração sustentável pelos agricultores familiares (LORENZI, 2006). Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento da macaúba cultivada sob diferentes sistemas de plantio e consorciada com culturas alimentares na região Norte do Piauí.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 1, p. 271