O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, concedeu entrevista a Edmilson Caparelli, no canal do YouTube do Grupo Mídia, como parte de uma série de conversas com vencedores do prêmio “Os 100 mais influentes da Energia na década”, que homenageia grandes figuras do setor de energia.

O secretário falou sobre o programa Combustível do Futuro, que tem por objetivo incrementar o uso de combustíveis sustentáveis e o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico nacional. “O Brasil vem fazendo seu dever de casa há anos”, disse ele, que destacou ainda a expertise que o país possui em biocombustíveis desde a década de 70, como o etanol e biodiesel, e que possui até hoje uma das matrizes energéticas e de transporte mais limpas do mundo. “O mundo e o Brasil passam por uma transição energética para uma economia de baixo carbono e esse é um movimento irreversível”, afirmou.

Em uma projeção para os próximos 10 anos, o secretário aposta em um setor de biocombustíveis em grande transformação, e cita alguns exemplos, como o novo modelo de comercialização de biodiesel, com o fim dos leilões públicos e a entrada de novos combustíveis na matriz energética nacional, como o Bioquerosene de aviação, o etanol de segunda geração, o diesel verde e vários outros biocombustíveis. “Então, o que eu vejo para os próximos 10 anos no setor energético brasileiro, em especial nos setores de petróleo, gás natural e biocombustível, são muitas transformações, e as transformações trazem oportunidades”, destacou o secretário.

Quando perguntado sobre que medidas o governo vem tomando para criar um futuro mais sustentável, citou a Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio. A Lei 13576/2017 diz que, anualmente, o governo deve estabelecer metas de descarbonização da matriz de transporte brasileira e emitir os créditos de descarbonização, o CBIO. “O RenovaBio, nossa Política Nacional de Biocombustíveis é considerada, hoje, um dos maiores programas de descarbonização do mundo. Esse ano vamos movimentar cerca de 25 milhões de CBIOs”, complementou o secretário, José Mauro Coelho.

Clique aqui e veja a entrevista completa do secretário José Mauro Coelho, no canal do YouTube do Grupo Mídia.

Ascom Ubrabio / Foto: reprodução Youtube