Mês de junho foi marcado pela retração de 8,2% na venda do combustível no mercado interno e aumento da dependência de importação

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) atualizou, nesta quarta-feira (06), os dados estatísticos mensais sobre as vendas de óleo diesel no mercado brasileiro no mês de junho.

De acordo com a agência, foram comercializados 4,68 bilhões de litros do combustível, 8,2% a menos que o mês anterior, quando o mercado cresceu 5%. As vendas de diesel do semestre somaram 28,6 bilhões de litros.

Cerca de 665 milhões de litros a mais que no mesmo período do ano passado. Percentualmente o crescimento foi de 2,4%, o menor resultado para o índice semestral desde 2010. Os dados da agência apontam ainda que a demanda por biodiesel no semestre foi de 1,43 bilhão de litros.

O mês de junho também foi marcado pela dependência de diesel importado. Foram importados 1,02 bilhão de litros em junho, representando 21,9% da demanda brasileira mensal. Em maio foram importados 781,2 milhões de litros.


print