A declaração foi durante uma reunião ocorrida ontem (2) com a Frente Parlamentar do Biodiesel, Ubrabio e representantes do setor.

À convite da Frente Parlamentar do Biodiesel, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene – Ubrabio e representantes do setor estiveram reunidos na tarde de ontem (2), com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A pauta em discussão foi o desenvolvimento do biocombustível na matriz energética nacional a partir do Novo Marco Regulatório do Biodiesel e o aumento imediato da mistura mandatória de 5% de biodiesel adicionado ao diesel fóssil (B5) para 7% (B7).

“Dentro de muito pouco tempo vamos convidá-los para discutir o Marco Regulatório do Biodiesel”, afirmou o ministro Edison Lobão durante o encontro. E completou: “Nós queremos avançar”. Para o presidente da Frente, Jerônimo Goergen, a reunião reabre uma expectativa importante para o segmento. “O ministro confirmou a conclusão da discussão interna da proposta do Novo Marco Regulatório, portanto, tecnicamente, está pronta”, declarou Goergen. Marco Antônio Martins, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério, afirmou: “O MME concorda plenamente em elevar o aumento da mistura”.

O deputado disse ainda que a decisão cabe apenas ao Governo, que irá encaminhar a proposta ao Congresso Nacional dentro de alguns dias. “A decisão é política. O que foi colocado sobre a discussão técnica, é muito pouco. Portanto, nós temos condições de avançar e criar este ano o Novo Marco”, concluiu o presidente da Frente. Sobre aspectos técnicos, o secretário destacou a participação dos agricultores familiares. “Ainda é um desafio ampliar a participação da agricultura familiar das regiões Norte e Nordeste e intensificar a diversificação de matérias-primas”, afirmou Marco Antônio sobre o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

Presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.“Temos um reconhecimento histórico da participação do ministro no processo de crescimento do Programa”, declarou Juan Diego Ferrés, presidente do Conselho Superior da Ubrabio. Ferrés reafirmou o foco do trabalho da entidade. “A Ubrabio vai continuar trabalhando incansavelmente para que haja avanço o mais breve possível no Novo Marco Regulatório, em todas as esferas do setor e sem restrições. Porque nós temos pressa”, pontuou o presidente.

O vice-presidente da Ubrabio, Irineu Boff, também comentou sobre a reunião. “É mais um passo que se dá. Vemos que há o apoio do Ministério de Minas e Energia. Como este é um setor em que muitos Ministérios têm participação, como o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), e também a Casa Civil – além de uma área técnica bastante extensa – temos que percorrer estes passos para que todo esse esforço conjunto resolva a nossa equação”, declarou Boff.