O diretor superintendente da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, é o novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel para um mandato até janeiro de 2024. O colegiado é vinculado ao Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA).

A nomeação de Donizete Tokarski foi oficializada pela portaria número 99, de 10 de março, assinada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e publicada no Diário Oficial do dia 11(sexta-feira).

“Meu principal papel no Câmara será articular as cadeias produtivas que fazem parte do complexo de produção do biodiesel, para demonstrar à sociedade o real valor deste produto sustentável que não é somente um combustível. Além de ser um biocombustível, é também vetor para a o desenvolvimento econômico”, disse Donizete.

O CEO da Ubrabio ressalta que o biodiesel tem papel mais amplo do que o de mais um biocombustível. “O biodiesel é vetor de industrialização, gera emprego e renda no interior do país e amplia a segurança alimentar porque proporciona um aumento na oferta de farelo que compõe as rações animais”, acrescentou Donizete.

O novo presidente da Câmara Setorial de oleaginosas e biodiesel também lembra outro papel deste biocombustível, o de minimizar a poluição veicular com a redução de mais de 80% das emissões de CO2 em comparação com o diesel fóssil, melhorando a qualidade de vida das pessoas e evitando gastos do sistema público de saúde com tratamentos de doenças cardiorrespiratórias.

Experiência

Donizete Tokarski é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás e é dirigente da Ubrabio desde a fundação da entidade, em 2007. Também é sócio-diretor da Linker Consultores e Presidente do Conselho da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (ECODATA).

Produtor rural e consultor em meio ambiente e recursos hídricos, tem especialização em Gestão Ambiental, em Madrid (Espanha). Na década de 1990 foi chefe de gabinete de ministros da Justiça, Agricultura e Reforma Agrária e da Secretaria de Políticas Regionais da Presidência da República.

Ex-Diretor de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e Secretário de Estado do Entorno e Representação do Estado de Goiás junto à União. Foi o primeiro Secretário Executivo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE/DF e atuou como assessor técnico no Senado e Câmara dos Deputados. Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).