Média geral de entregas do volume contratado foi de 94,4%; Empresas associadas à Ubrabio foram responsáveis por 35,4% do total de biodiesel entregue pelas usinas para abastecimento do mercado nacional em 2014

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tronou público, na última semana (07), o resultado das entregas de biodiesel em 2014. Somando as performances nos seis leilões com período de entrega para 2014, as usinas entregaram mais de 3,27 bilhões de litros – performance de 94,4% do volume contratado.

Os Leilões de Biodiesel são realizados pela ANP a cada dois meses, com o objetivo de garantir o abastecimento de biodiesel no mercado nacional, conforme diretrizes da Portaria nº 476, de 15/08/12, do Ministério de Minas e Energia, e critérios estabelecidos em editais.

Ao todo, foram arrematados 3,5 bilhões de litros nos leilões realizados pela ANP, para abastecer o mercado brasileiro no período de janeiro a dezembro de 2014. Desse total, 1,2 bilhão de litros de foram adquiridos de usinas associadas à Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), que, juntas, foram responsáveis pela entrega de mais de 1,1 bilhão de litros do biocombustível, isto é, 95,2% sobre o volume adquirido.

Desde 1° de novembro do ano passado, todo o óleo diesel comercializado no Brasil contém 7% de biodiesel, combustível limpo e renovável isento de enxofre, que reduz as emissões de Gases do Efeito Estufa em até 57% em relação ao diesel fóssil.

Veja aqui os dados das entregas de biodiesel negociados nos leilões realizados pela ANP entre dezembro de 2013 e outubro de 2014.