Terça-feira, 14 de dezembro de 2021.

 

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) foi eleita Líder da Energia 2021, em seu segmento. O prêmio, concedido pela plataforma Full Energy, do Grupo Mídia, foi entregue em cerimônia realizada nesta segunda-feira (13-12), no Hotel Renaissance, em São Paulo.

A premiação Líderes da Energia tem como objetivo reconhecer a atuação das empresas, entidades setoriais, fornecedores, distribuidores e outros players do setor que mais se destacaram no último ano ao promover o crescimento e a modernização da matriz energética brasileira.

O presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, e o diretor-superintendente da entidade, Donizete Tokarski, representaram instituição. A Ubrabio representa mais de 40% do segmento e agrega não apenas produtores de biodiesel, mas também empresas de outros setores que compõem a cadeia produtiva dessa matriz energética.

Donizete Tokarski destacou que o setor vai fechar o ano com produção de mais de 6 bilhões de litros de biodiesel, mas enfrenta, ao mesmo tempo, uma situação muito crítica do Programa Nacional de Incentivo à Produção e Consumo do Biodiesel, em razão da última decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que manteve em 10% o índice de mistura do biodiesel ao diesel de petróleo para o ano de 2022. Pelo cronograma do programa, a mistura deveria estar em 13% e passaria a 14% em março.

“Isso representa um retrocesso muito grande. Mas independentemente disso, estamos aqui com o olhar no futuro do país, vendo que é necessário cada vez mais avançarmos em novas tecnologias, avançarmos numa produção sustentável e o biodiesel representa isso. O biodiesel representa mais alimento, mais saúde, mais empregos no campo e representa mais qualidade de vida aos brasileiros”, ressaltou Tokarski.