16/04/2020 – O setor de biodiesel tem se unido para ajudar o Brasil a enfrentar a crise provocada pela pandemia do coronavírus. Uma das iniciativas nesse sentido partiu da Granol, empresa produtora de biodiesel associada à Ubrabio, que doou glicerina para a produção de álcool 70% nas universidades federais.

A glicerina é um coproduto da produção de biodiesel. Ela tem uma propriedade hidratante e é usada no álcool para evitar o ressecamento da pele. Cada 50 kg de glicerina serve de insumo para produção de 10 mil litros de álcool 70%, produto indicado pelos especialistas para desinfectar as mãos quando o acesso a água e sabão não é possível.

As doações foram feitas para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que recebeu 400 kg de glicerina bidestilada USP (grau farmacêutico), e para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que recebeu 100 kg.

UFRJ

A UFRJ iniciou a produção de uma série de produtos por meio de um esforço coletivo entre unidades e parcerias, entre eles, o álcool 70%. Com a dificuldade de encontrar o produto no mercado, o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19 criou um subgrupo para gerir a produção pela própria Universidade.

Cássia Turci, decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), é uma das responsáveis pela iniciativa, que envolve também o Instituto de Química (IQ), a Escola de Química (EQ), a Faculdade de Farmácia (FF), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e o Complexo Hospitalar. Segundo ela, os espaços que realizarão a produção, um deles na Coppe e um no Polo de Xistoquímica do IQ, terão a capacidade de produzir, por dia, 1.600 litros de álcool 70% e de álcool glicerinado. Essa produção se dará entre duas e três vezes na semana, visto que ainda é necessário o envasamento e a manutenção das medidas de biossegurança. A FF produzirá ainda 80 litros de álcool em gel 70% e mais 70 de álcool 70% líquido, que serão usados, por exemplo, por motoristas e outros trabalhadores da UFRJ que realizem funções que necessitem estar em trânsito.

UFSM

No início do mês, a UFSM recebeu a doação de 100 kg de glicerina bidestilada USP. O produto foi transportado para o Campus de Santa Maria, onde uma equipe formada por profissionais da Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Farmácia Escola, da Química e do Colégio Politécnico está trabalhando na produção de álcool em gel, álcool glicerinado e produtos de sanitização.

*Com informações da UFRJ e da UFSM