04/12/2019 – A Mitsubishi Corporation do Brasil S.A., empresa associada à Ubrabio, esclarece que continuará comercializando metanol – insumo para produção de biodiesel – regularmente no Brasil, como agente de comércio exterior.

Recentemente, a empresa teve sua licença de distribuição no Brasil cancelada, mas explica que isso altera apenas um passo no processo de comercialização, que em nada afetará a distribuição.

O que mudou? Antes, com a licença de distribuidor, a companhia precisava informar à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para quem havia vendido o metanol somente após a venda, em um relatório mensal.

Agora, como agente de comércio exterior, será preciso informar à ANP durante o processo de licença de importação para quais clientes o produto será vendido. Depois, a venda ocorre exatamente como sempre ocorreu. O cliente confirma a aquisição, a ANP aprova a licença de importação e a Mitsubishi vende a quantidade pré-acordada com o cliente e a ANP, como sempre fez. Para a companhia, a mudança significa apenas “um passo a mais, mas é um passo seguro”. Além disso, o mercado está acostumado com o processo, já que outras empresas desse segmento atuam da mesma forma.

Por fim, a Mitsubishi reitera que continua no mercado, e está inclusive ofertando o insumo para o próximo leilão.