29/07/2019 – A humanidade esgotará os recursos naturais disponíveis que o planeta consegue repor em um ano nesta segunda-feira (29/07). A estimativa foi divulgada pela associação ambientalista Zero. Em 2019, o limite do uso de recursos naturais foi atingido 3 dias antes que no ano anterior (1º de agosto).

Conhecida internacionalmente como Overshoot Day, a data marca o esgotamento do orçamento natural do planeta. Ou seja, a partir do final de julho, o mundo entrará no vermelho.

A associação portuguesa ainda divulgou que seu país de origem atingiu a data limite em 26 de maio, bem antes do planeta como um todo: “Se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que o nosso, seriam necessários 2,5 planetas”.

A instituição norte-americana GFN (Global Footprint Network) que calcula a estimativa e publica as pesquisas anuais, afirmou que a data de 2019 será a mais recuada desde que o planeta entrou em deficit ecológico no início dos anos 70.

A instituição também indica a data em que a humanidade terá esgotado os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar, nos próximos 20 anos, será antecipada em três meses.

“Atualmente, considerando a média mundial, consumimos cerca de 1,75 planetas com a nossa voracidade de produção e consumo. A sobrecarga só é possível porque estamos esgotando o capital natural da Terra, o que põe em xeque o futuro da humanidade”, alertou a Zero.

CÁLCULO DO OVERSHOOT DAY
O cálculo é feito pela GFN a partir do número de dias do ano e a biocapacidade do planeta suficiente para acompanhar a Pegada Ecológica – quantidade de terra e água necessárias para sustentar as gerações atuais.

Eis a fórmula:

Biocapacidade mundial / Pegada Ecológica Mundial x 365 = Overshoot Day

Fonte: Poder360