27/05/2019 – Os preços da soja no Brasil acumulam valorização neste mês, de acordo com os indicadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A referência com base em Paranaguá (PR) registra alta de 9,1% até a última sexta-feira (24/5), quando fechou cotada a R$ 81,13 a saca de 60 quilos. A referência com base na média de negócios no Paraná tem elevação de 6,96% no período e chegou a R$ 75,01 a saca na sexta-feira.

Em informes recentes, o pesquisadores atribuem o movimento a fatores como a valorização do dólar em relação ao real e à alta dos prêmios de exportação do grão e derivados, o que indicaria maior demanda. Nesta segunda-feira (27/5), em nota, o Cepea afirma que a procura por óleo e farelo de soja está aquecida no Brasil e no exterior, o que tem ajudado a impulsionar os preços desses produtos.

De acordo com os pesquisadores, parte da indústria sinaliza ter óleo de soja comprometido até meados do mês de junho. A maior parte deve ser destinada à produção de biodiesel.

“A alta nos preços dos derivados esteve atrelada também à valorização da matéria-prima e à retração dos sojicultores domésticos na comercialização envolvendo grandes lotes. Além disso, o temor quanto à possível alteração na tabela de frete mínimo tem deixado traders receosos nas negociações de contrato a termo”, diz o comunicado.

Fonte: Globo Rural