AUTORES: Thayana Felipe Lelis dos Santos (LMC/UnB, thayanaf@gmail.com), João Marcos de Lima Oliveira (LMC/UnB, jow.marcos@gmail.com), Paulo Anselmo Ziani Suares (LMC/UnB, psuarez@unb.br)

RESUMO: A demanda energética tem sido cada vez mais crescente causando sérios problemas no âmbito econômico e ambiental. Havendo, então, a necessidade de substituir o petróleo por fontes energéticas mais limpas e economicamente viáveis. O biodiesel constitui uma proposta interessante. No entretanto, sua utilização em substituição à combustíveis fósseis tem acarretado problemas devido à maior
suscetibilidade do biocombustível à contaminação microbiológica, além de sua propensão à reação de oxidação e auto-oxidação, diminuindo assim o período de armazenamento nos postos de abastecimento. Tais contratempos cooperam para a diminuição da vida útil dos motores dos veículos, tendo em vista que pode ocorrer o entupimento dos filtros e outros danos ao veículo. Assim, o uso de aditivos antimicrobianos e antioxidantes tem sido empregados, entretanto, tais compostos aumentam o valor agregado ao biocombustível. Neste sentido, o presente trabalho visa a síntese, caracterização e avaliação de nitratos orgânicos, planejados a partir de ésteres de ácidos graxos. A proposta inclui uma rota sintética economicamente viável, já que apresenta um baixo custo associado a sua produção.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 2, p. 867