O Brasil consumiu 136 bilhões de litros de combustíveis em 2017, o que representa um aumento de 0,4% na comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante seminário de avaliação do setor realizado no Rio.

“A recuperação econômica do país seria a principal razão para o aumento do consumo, sobretudo de gasolina B”, disse o superintendente de distribuição e logística da ANP, Cezar Caram Issa.

Outras razões para o aumento das vendas, conforme pontuou o executivo, são o aumento da frota e o ganho de competitividade da gasolina em relação ao etanol.

Segundo a ANP, o consumo de gasolina comum teve aumento de 2,6% na comparação com 2016. Em contrapartida, o consumo de etanol hidratado registrou queda de 6,5% no mesmo período.

O etanol anidro, que é misturado à gasolina, acompanhou a expansão das vendas da gasolina C – 2,6% a mais consumidos que no ano anterior. Já o etanol total – a soma do hidratado e do anidro – teve o consumo reduzido em 2,4%.

A maior alta nas vendas, no entanto, foi do biodiesel – passou de 3,8 bilhões de litros em 2016 para 4,3 bilhões em 2017, o que representa um crescimento de 13,2%. Segundo Issa, o aumento no consumo do biodiesel ocorreu devido à obrigatoriedade, a partir de março de 2017, de misturá-lo ao diesel. Já o consumo do diesel apresentou 0,9% de expansão em relação ao ano anterior “também como resultado da recuperação econômica”, salientou o superintendente da ANP.

Também houve aumento no consumo do gás natural veicular – 8,7% a mais que no ano anterior. No óleo combustível o aumento nas vendas foi de 1,6%.

Já o consumo de querosene pelo setor de aviação registou queda de 1,9%. Segundo a ANP, essa retração ocorreu devido à queda da demanda por passagens aéreas no país.

Para 2018, a ANP estima que haverá maior aumento do consumo de combustíveis, tendo em vista as expectativas de crescimento do PIB para o ano.

“Tem uma correlação a expansão do consumo de combustíveis com a expansão da economia. A previsão da expansão da economia para este ano é de 3%, então [o consumo de combustíveis] deve e crescer mais [que no ano passado]. Agora, quanto vai ser [o aumento das vendas], vai depender de cada setor”, avaliou o diretor da ANP Felipe Kury.

Leia também

Brasil começa a usar B10