Nesta semana, entre os dias 23 e 25 de outubro, a Ubrabio participou de três importantes eventos internacionais sobre a produção, o uso e as estratégias brasileiras para os biocombustíveis.

Em São Paulo, a “previsibilidade” foi a palavra chave durante a Conferência BiodieselBR, nos dias 23 e 24 de outubro. O presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, destacou que a produção de biocombustíveis representa uma janela de oportunidade para o País. “Essa é uma oportunidade histórica para que o Brasil dê o salto civilizatório que estamos precisando. Não podemos desprezar isso”, afirmou. Também participaram dos painéis, representando a Ubrabio, o vice-presidente Antin Bianchini; o diretor superintendente, Donizete Tokarski; e o consultor técnico, Donato Aranda.

Já nos dias 24 e 25, também em São Paulo, o Brasil liderou o encontro internacional Biofuture Summit 2017, em que governos de 20 países, representantes do setor privado e pesquisadores debateram as melhores formas de encarar um desafio relevante para o futuro do planeta: a criação de uma bioeconomia de grande escala, sustentável e de baixa emissão de carbono. O encontro foi promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e contou com o apoio institucional da Ubrabio. Participaram dos paineis o diretor de Biocombustíveis de Aviação da Ubrabio , Pedro Scorza, abordando o desenvolvimento da cadeia de bioquerosene no Brasil; e o diretor superintendente, Donizete Tokarski, que apresentou um panorama sobre o programa de biodiesel brasileiro, sugeriu o uso do B30 nas máquinas agrícolas, como colheitadeiras de soja e cana-deaçúcar, e chamou a atenção para necessidade de aprovação do RenovaBio.

Ao longo de toda esta semana, entre 23 e 27 de outubro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sedia em Brasilia uma reunião conjunta da força tarefa sobre combustíveis alternativos, promovida pela ICAO (órgão das Nações Unidas para a Aviação Civil). Nesta quarta-feira, os representantes da Ubrabio Pedro Scorza e Donizete Tokarski participaram de uma solenidade ao lado dos representantes das demais instituições apoiadoras: Rogério Coimbra (SAC), Ricardo Fenelon (ANAC), Rogério Benevides (Abear) e Eduardo Leão (UNICA).