TÍTULO: “Deslintamento químico de sementes de algodão”

AUTORES: Douglas Pelegrini Vaz-Tostes (Mestrando Fitotecnia/UFLA, douglaspelegrini@hotmail.com), Renato Mendes Guimarães (DAG/UFLA, renatomg@dag.ufla.br) Geovani Marques Laurindo (Mestrando Eng. Agrícola/UFLA, geovanni_marques@yahoo.com.br), Lucas Ambrosano (DAG/UEM, lucasambrosano@gmail.com), Antônio Carlos Fraga (DAG/UFLA, fraga@dag.ufla.br), Pedro Castro Neto (DEG/UFLA, oleo@deg.ufla.br).

RESUMO: Dentre várias espécies exploradas economicamente no Brasil, a cultura do algodoeiro representa uma das atividades mais importantes do país, não somente no âmbito da produção de matéria prima para a indústria têxtil, como também pela utilização de seus subprodutos, que possuem outras importantes finalidades. No beneficiamento do algodão, conhecido como descaroçamento, no qual as fibras são separadas das sementes (caroço), não se consegue remover a porção de fibras curtas aderidas nas sementes, denominada línter. O línter pode prejudicar a qualidade fisiológica das sementes (germinação), e também pode dificultar o manuseio das sementes no momento de semeadura, onde nas semeadoras mais modernas é usado o sistema pneumático para a distribuição das sementes. Devido à importância da cultura do algodão para o mundo e principalmente para o Brasil, e a ligação direta entre a qualidade da semente e a produtividade esperada no campo pelo produtor, objetivou-se com este trabalho avaliar diferentes proporções de ácido sulfúrico no processo de deslintamento químico voltado à agricultura familiar, ou seja, em pequena escala.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Trabalho completo: criar link para o artigo completo (Livro 1 pg 249).

Leia aqui