O Brasil deve ratificar o acordo do clima de Paris nos próximos dias e já começa a pensar na implementação de suas metas climáticas a partir do ano que vem. É hora de aproveitar para incluir na agenda de ação um assunto que anda fora do radar: a aviação internacional, setor onde as emissões crescem mais rápido no mundo.

Uma reunião crucial sobre o tema terminou terça-feira (23) em Montréal, Canadá. Ela juntou os países-membros da Oaci (Organização Internacional da Aviação Civil) para preparar o terreno para a criação de um mecanismo de mercado que tem o objetivo de regular as emissões de carbono do transporte aéreo internacional a partir de 2020.

Em Montréal, ganhou força a ideia de que esse mecanismo deverá ser de adesão voluntária entre 2020 e 2026. Até lá, as empresas aéreas dos países que não aderirem ganhariam um passe livre para poluir. É crucial que o maior número possível de países se integre ao mecanismo já em 2020.

Por que a data faz diferença? Por uma série de motivos: primeiro, a aviação civil internacional, sozinha, já emite mais do que todo o Canadá (quase 2% das emissões globais). Se fosse um país, seria o sétimo maior poluidor do mundo. Caso nada seja feito, suas emissões crescerão 300% até o meio do século. Os responsáveis por esse crescimento serão basicamente os países em desenvolvimento, onde o mercado mais se expande. Por serem internacionais, essas emissões não estão regulamentadas pelo Acordo de Paris.

O encontro de diplomatas Montréal teve o objetivo de aparar as arestas entre os países, que voltam a se encontrar de 27 de setembro a 7 de outubro na Assembleia Geral da Oaci. Nesse encontro deverá ser batido o martelo sobre a criação do mecanismo de mercado – e sobre quem participa dele e em que momento.

Caso a negociação naufrague, o tema só voltará à deliberação da Oaci em 2019. Isso pode fazer com que o setor perca um tempo de ação precioso, tornando mais difícil estabilizar a temperatura global em 1,5oC, como preconiza o Acordo de Paris. Caso se consolide a ideia de uma entrada totalmente voluntária em 2020, o risco é de um mecanismo fraco, que deixe os grandes emissores sem responsabilidades.

Para o Observatório do Clima, é fundamental que o Brasil se engaje na construção de um mecanismo efetivo, que só será robusto o suficiente se o país e outros grandes em desenvolvimento fizerem parte do mesmo desde o início de sua implementação, em 2020. Para ser robusto, esse mecanismo deveria cobrir 100% das emissões do setor o quanto antes e ser revisado periodicamente, para que o setor possa cumprir a parte que lhe cabe nos esforços globais.

“Se quisermos cumprir o objetivo de Paris de estabilizar a temperatura e evitar os piores efeitos do aquecimento global, não podemos perder um minuto mais”, disse Carlos Rittl, secretário-executivo do OC. “As emissões da aviação civil precisam ser reguladas, e o mecanismo de mercado já é uma maneira de fazê-lo muito amigável para as empresas aéreas. Não dá deixar as emissões do setor voando soltas até 2026. Será tarde demais.”

Leia também

Biocombustíveis de aviação são aposta para redução de CO2