Energias renováveis também será tema de mais um evento no mês de maio. Dessa vez será no Fórum de Inovações Ambientais – FIAmb, realizado pela Preserva Jr da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entre os dias 16 e 18. O evento é focado em acrescentar conhecimentos à formação acadêmica dos alunos universitários e promover a conscientização sobre os benefícios da utilização de fonte energias menos poluentes. Dentro dessa temática, o pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), José Dilcio Rocha, irá falar sobre o aproveitamento energético de biomassa.

Em sua palestra José Rocha pretende mostrar como resíduos florestais e resíduos do processamento café, por exemplo, podem ser transformadas em outros produtos e qual a importância e as vantagens desse processo. “Esses materiais geralmente são usados como adubo, mas quando em grandes quantidades podem contaminar o meio ambiente. Ao dar outros destinos a esses resíduos, geramos benefícios ambientais e econômicos, pois eles também se tornam produtos com maior valor”, ressaltou o pesquisador.

O pesquisador salienta que grande parte dos alunos que irão assistir as palestras são empreendedores. “Para os estudantes é importante unir o conhecimento técnico do curso deles, com o caráter empreendedor de algumas palestras. Isto é importante no evento, pois você tem duas coisas que o Brasil precisa, gente com boa formação e essa preocupação em empreender.”

José Rocha vê o evento como um indicador de possibilidades de empreendimento, além de toda a questão ambiental e social envolvidas. “Quando é investido na área de energias renováveis há um aumento na conservação ambiental e na geração de empregos da região, ocorre o Desenvolvimento Regional Integrado”, comenta o palestrante. Pensando nisso, o debate orientado por ele será em volta do Aproveitamento de Biomassas abundantes em Minas Gerais.

Para mais informações sobre os trabalhos da Embrapa com energias renováveis acesse: www.embrapa.br/agroenergia . A Embrapa Agroenergia também estará mostrando essa temática na AgroBrasília, principal feira agropecuária do Centro-Oeste, dentro do Circuito de Agricultura Familiar, em parceria com a Emater/DF e a coordenadora de biocombustíveis do MDA. Essa Feira acontece de 10 a 14 de maio, no Distrito Federal. No primeiro dia da AgroBrasília, 10/05, às 10 horas, será realizado o Seminário “Energias Renováveis para Agricultura Familiar”. Mais informações pelo email agroenergia.eventos@embrapa.br

O Fórum

Além dessa palestra também serão abordados no evento a disponibilidade e uso da energia solar e eólica no Brasil, as energias marinhas, Biodigestores, empreendedorismo descolado e uma visita técnica à Usina Hidrelétrica do Funil.

Para os organizadores do evento é preciso despertar a consciência para o uso de energias renováveis, por serem ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, quando comparadas com as fontes de energia não renováveis. Estarão presentes estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária, Civil, Agrícola, Química, Mecânica, de Materiais, Arquitetura e Urbanismo, Administração e outros cursos da UFLA e demais instituições locais de ensino superior, bem como professores das universidades e demais profissionais interessados pelo assunto, abrangendo Lavras e toda a região sudeste do Brasil.

O FIAmb acontece de 16 e 18/05, no Salão de Convenções da UFLA, localizado no Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Lavras-MG e os minicursos ao redor e dentro da universidade. Os interessados devem realizar inscrições no canteiro central da UFLA até o dia do evento. A taxa tem o valor de R$35. Para outras informações: fiamb.preserva@gmail.com.