A Embrapa realiza, nesta terça-feira (26/04), uma “Oficina de Bioeconomia”, em Brasília, como parte das ações do Projeto Brasil 2035, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Representando o setor de biodiesel e bioquerosene, a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) participa do encontro para debater o papel destes biocombustíveis na transição do País para uma economia de baixo carbono.

As externalidades econômicas e socioambientais do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e o potencial de crescimento do setor serão alguns pontos abordados pelo diretor executivo da Ubrabio, Sergio Beltrão.

Projeto Brasil 2035

O Projeto Brasil 2035 – “Construindo hoje o país de amanhã” é parte integrante da Plataforma Brasil 2100, que visa manter espaço permanente de debate sobre o futuro do Brasil. Essa iniciativa tem a coordenação geral do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das instituições parceiras. O objetivo é congregar especialistas de diversas áreas do conhecimento, a fim de compartilhar suas percepções a respeito do futuro e estabelecer linhas de ação voltadas ao desenvolvimento do Brasil no longo prazo. Uma das ações do projeto é a realização de oficinas temáticas com o objetivo de definir as principais “sementes de futuro” a serem utilizadas no processo de cenarização. Neste contexto, a Embrapa, por meio da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM) e da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (SGI) promove uma oficina temática em “Bioeconomia”.

Leia também

Encontro em Cuiabá-MT vai discutir sustentabilidade com empresários

Dilma sanciona aumento da mistura de biodiesel ao diesel fóssil

IEA defende conciliação entre necessidades climáticas e energéticas