O lançamento do livro “Parâmetros Físico-químicos para os processos de produção de biodiesel” acontece em Brasília-DF, na próxima quarta-feira (1). O livro reúne os principais resultados alcançados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CGTS/SETEC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico – CNPq e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel – RBTB.
A publicação, que contribui para preencher uma lacuna na literatura referente aos processos de produção de biodiesel, foi desenvolvida no âmbito da sub-rede de Produção da RBTB/PNPB e tem como autores os pesquisadores Paulo Suarez (UnB), Simoni Meneghetti (UFAL) e Donato Aranda (UFRJ).
Em 2015, a RBTB completa 10 anos. O professor Donato Aranda, que também é consultor técnico da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), destaca o importante papel da rede coordenada pelo MCTI.
“A competitividade que o biodiesel brasileiro alcançou em relação ao diesel fóssil em 2015 deve-se, em boa parte, ao trabalho de pesquisa desenvolvido pela RBTB”, comenta Aranda.
Na ocasião, estarão reunidos os autores da obra e os participantes do Projeto Fisquibiodiesel para debate sobre o tema. Haverá distribuição de exemplares aos interessados.
Programação:
14h – Recepção dos participantes
14h30 – Abertura:
Armando Zeferino Milioni, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Herman Chaimovich Guralnik, presidente do CNPq (a confirmar)
Rafael Silva Menezes, coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético
14h50 – Apresentação dos autores
Prof. Paulo Anselmo Ziani Suarez, Instituto de Química (UnB)
Profª. Simoni Margareti Plentz Meneghetti, Instituto de Química e Biotecnologia (UFAL)
Prof. Donato Alexandre Gomes Aranda, Escola de Química (UFRJ) e consultor técnico da Ubrabio
15h20 – Espaço para debate
16h – Encerramento e distribuição de exemplares com assinatura dos autores
Serviço:
Lançamento do livro: “Parâmetros Físico-químicos para os processos de produção de biodiesel”
Quando: 1 de julho de 2015 (quarta-feira), às 14h
Onde: Sala dos Conselhos do MCTI, 5º andar
É necessário confirmar presença pelo e-mail: eventos.cgts@mcti.gov.br
Evento sujeito a lotação.