A Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) celebra seu 8º aniversário em maio e homenageará duas personalidades que desempenharam importante papel na evolução do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB. A cerimônia de reconhecimento acontecerá nesta quinta-feira (21), durante o Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras.

O primeiro homenageado é Odacir Klein, que presidiu a entidade desde a sua fundação. Klein foi indicado pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, para compor a diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e deixará a presidência da Ubrabio, após oito anos de brilhante atuação a favor do desenvolvimento do setor de biodiesel no Brasil, para assumir o prestigioso cargo.

Já a segunda congratulação é direcionada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na figura do diretor Florival Carvalho, que já exerceu interinamente a direção geral da entidade. A homenagem é estendida a todos os funcionários da agência pelo importante papel na consolidação do PNPB. Vale lembrar que a Ubrabio também homenageou, no passado, o ex-diretor geral Haroldo Lima e a atual diretora geral Magda Chambriard.

A entrega da homenagem acontece em Brasília, no Centro de convenções Brasil 21, durante o Seminário B20 Metropolitano, evento vai discutir com as prefeituras das 40 maiores cidades brasileiras os benefícios econômicos, sociais e ambientais do uso de 20% de biodiesel no diesel que abastece a frota urbana de ônibus.

O Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras é organizado em parceria pela Ubrabio e a Embrapa Agroenergia, com apoio da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel e do Banco de Brasília – BRB. Veja a programação aqui.

Homenageados

Odacir Klein

Presidente da Ubrabio desde a fundação da entidade, em 2007.

Advogado e profissional da área contábil. Possui vasta experiência no setor público, onde iniciou como prefeito municipal de Getúlio Vargas/RS, foi vereador e exerceu quatro mandatos como deputado federal pelo Rio Grande do Sul, estado do qual foi Secretário de Agricultura e Abastecimento.

Também foi diretor do Banco do Brasil, presidente do Banrisul e Ministro de Estado dos Transportes. Odacir Klein presidiu a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), e é consultor e palestrante na área do agronegócio. É sócio da Klein & Associados e representante titular da Ubrabio na Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA da qual é o atual Presidente.

Recentemente, foi convidado pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, para compor a Diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. Quando assumir a nova função se desligará das demais atividades exercidas no momento.
 

Florival Carvalho

Diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

Engenheiro Químico, com especialização em Engenharia de Segurança, doutor em Engenharia Química e professor licenciado do Departamento de Engenharia Química da UFPE. Foi assessor e superintendente de Planejamento e Pesquisa da ANP e, desde junho de 2011, ocupa o cargo de diretor na instituição.

Atuou como engenheiro químico na Copene (atual Braskem) e Usina de Açúcar e Álcool Bom Jesus, em PE. Acumula vasta experiência nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, processo, projeto e operação industrial, tanto no setor petroquímico, quanto na produção de açúcar e álcool.

Foi secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, presidente do Fórum dos Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia e coordenador do Laboratório de Combustíveis da UFPE. Na UFPE ministrou disciplinas de graduação e pós-graduação; desenvolveu pesquisas e orientação de teses e dissertações nas áreas de petróleo, petroquímica e biocombustíveis. Possui vários artigos publicados em congressos e revistas especializadas, além de capítulos de livros.

É membro do conselho do Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural (CT-Petro) e participou como conselheiro das seguintes empresas e órgãos públicos: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia; Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Recife – CAP/Recife; Conselho Consultivo da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – Arpe; Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife – CDU/Recife; presidente do Conselho de Gestão – Fundo Recife Sol; Conselho de Administração do Núcleo de Gestão do Porto Digital (Recife-PE); Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife – Softex/Recife.


print