Os goianos terão um bom motivo para mudar um hábito comum em muitos lares e que prejudica diretamente o meio ambiente. Sem saber o que fazer com o óleo de cozinha já utilizado muitas pessoas jogam o produto na pia da cozinha, atitude errada, já que o óleo sujo pode entupir a rede de esgoto além de poluir a água. Cada litro de óleo, usado ou não, contamina cerca de 1 milhão de litros de água.

É recorrente que as pessoas não saibam o que fazer com o óleo, mesmo envazando o produto em uma garrafa não sabem que fim dar ao conteúdo. Mas os moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Itumbiara tem a disposição postos de coleta de óleo de cozinha, e o melhor: ganharão desconto na fatura da Saneago pela ação.

Ganhando um desconto

O projeto Olho no óleo, da Saneago, funciona desde 2012 e recolhe o óleo de cozinha, seja de uso comercial ou pessoal, e reverte em crédito na cobrança do serviço de saneamento de água e esgoto do cliente. Os postos de coleta estão espalhadas em diferentes regiões de Goiânia, e os interessados podem entrar no site da instituição para conferir os locais.

Segundo a Saneago, o produto coletado é encaminhado para a produção de biodiesel “que, atualmente, é a forma mais adequada de reaproveitamento desse resíduo.”, explica a nota da instituição.

Para estabelecimentos comerciais que tem o óleo em quantidade é necessário entrar em contato com a Saneago para que um veículo da instituição recolha o material.