Odacir Klein - Presidente da UbrabioO presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene – Ubrabio, Odacir Klein, recebeu convite da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB – para representá-la em um debate que ocorrerá no dia 13 do corrente, em Roma, promovido pelo Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola – FIDA – agência especializada das Nações Unidas e que tem como objetivo capacitar mulheres e homens rurais nos países em desenvolvimento para alcançar maior renda e melhoria da segurança alimentar.

O tema da mesa de debates da qual Odacir participará é “Poder de parcerias: forjar a aliança para a agricultura familiar sustentável”.

O Presidente da Ubrabio e representante da OCB no evento pretende demonstrar que no Brasil, um caso bem sucedido de parcerias entre empresas privadas, cooperativas e agricultores familiares dentro de regras institucionais fixadas pelo poder público é o referente ao apoio à agricultura familiar como decorrência do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel – PNPB.

As empresas produtoras de biodiesel, para participarem dos leilões de um volume de até 80% da mistura obrigatória de 5% do mencionado combustível renovável ao óleo diesel precisam ser detentoras do Selo Combustível Social que, somente é concedido, após aprovação de um programa de assistência aos agricultores familiares, diretamente ou através de suas cooperativas. É o típico caso em que o poder público normatiza, as cooperativas organizam os pequenos produtores e as empresas produtoras do biocombustível celebram acordos e investem na assistência.

Atualmente, mais de 105 mil famílias de pequenos agricultores são contempladas com os benefícios do PNPB.

Como o Fundo organizador do evento tem preocupação com os aspectos de sustentabilidade, Odacir Klein demonstrará também os benefícios ambientais decorrentes da substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis, realçando que os reflexos para a agricultura familiar são econômicos, mas também sociais. 


print