Indústrias de ração do Vietnã compraram 120 mil toneladas de farelo de soja, em três lotes, da nova safra americana para embarque entre setembro e novembro deste ano, com um prêmio de US$ 75 a US$ 80 por tonelada sobre o contrato dezembro negociado na Bolsa de Chicago, disseram executivos de tradings nesta segunda-feira, 20.

O Vietnã é um dos maiores importadores asiáticos de farelo de soja e não é comum indústrias de ração contratarem a commodity antes do desenvolvimento das plantações americanas. No entanto, os Estados Unidos estão com plantio das lavouras atrasado por conta de condições climáticas desfavoráveis.

De acordo com um importador da cidade vietnamita de Ho Chi Minh, a antecipação das compras visa proteger as indústrias de ração do risco de uma alta futura nas cotações. `Essa é provavelmente a primeira vez que compradores vietnamitas contrataram cargas dos Estados Unidos tão antecipadamente`, disse o importador.

A estratégia já foi utilizada no começo deste ano, quando importadores vietnamitas compraram farelo de soja na Argentina, antes do início da colheita, a preços mais baixos. No ano passado, os preços da soja atingiram patamares recordes com a seca em parte dos Estados Unidos e da América do Sul. As informações são da Dow Jones.