O livro Productivity Growth in Agriculture – An International Perspective, publicado em setembro pela CABI nos Estados Unidos analisa os resultados, métodos e dados sobre a produtividade agrícola internacional para uma melhor compreensão das tendências de longo prazo e as políticas que os determinam. O aumento dos preços dos alimentos, as preocupações sobre a demanda de longo prazo agrícola e oferta na economia global estão presentes nos artigos que compõem o volume.
O capítulo intitulado Total Factor Productivity in Brazilian Agriculture refere-se à agricultura brasileira e foi escrito pelo coordenador de planejamento da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques (AGE/Mapa), Eliana Bastos (Mapa), Constanza Valdes (USDA) e Mirian Bacchi (Cepea/ USP). Nele, os autores analisam a produtividade total dos fatores de crescimento (PTF) e a transformação estrutural da agricultura brasileira para os anos censitários agrícolas entre 1970 e 2006.
Com base nas estimativas, o entendimento é que o aumento da produtividade foi o principal fator de crescimento na agricultura brasileira. De 2,1% ao ano, a taxa de crescimento da PTF foi estimada para todo o período, com a aceleração do crescimento ao longo do tempo, embora conclui-se que esta é provavelmente baixo por causa de informações incompletas sobre produtos agrícolas no Censo 2006. No entanto, uma diversificação gradual na composição da produção agrícola ao longo do tempo foi encontrada, tanto no âmbito nacional como estadual. Afirma-se que a diversificação pode ter efeitos positivos sobre o emprego e renda como agricultores alocar mais recursos para produtos de maior valor.